Reflexão de Natal

Jesus sbee

Aproxima-se o momento da festa de Natal, e mais uma vez se faz mister realizarmos uma reflexão profunda acerca do real significado e da importância de tal data a fim de não nos deixarmos levar pela esparrela materialista do consumismo e da comilança desenfreados e imotivados.

Em meio a uma grande profusão de símbolos hauridos de diversas fontes e períodos distintos, muitos parecem olvidar que o grande homenageado do Natal – ao menos para nós cristãos – é Jesus, o maior dentre todos os grandes capacitores que por aqui já estiveram, cuja mensagem – se bem compreendida – continua a transformar diametralmente a vida de todos, mesmo passados já mais de dois mil anos de seu desencarne.

Essa magnânima transformação por si proposta não poderia jamais ter sido imposta – sendo esse talvez um dos grandes erros históricos dos grupos que quiseram fazer prevalecer essa mensagem pela força. A mensagem do Cristo é constituinte de uma nova ordem consciencial que só se alcança de dentro para fora, ou seja, a partir da transformação íntima e sincera de cada indivíduo. Dai porque ela continuar a surtir efeitos ainda nos dias atuais, posto que vai encontrando terreno fértil em cada indivíduo na medida em que ele tiver maturidade espiritual para tanto.

Sua maior força foi o seu exemplo e a profundidade moral de seus ensinamentos. Jamais tentou obter qualquer êxito por vias espúrias tais como ameaças ou compadrio. Todos os relatos que temos sobre sua vida retratam um homem simples, da mais extrema humildade e complacência para com os demais, que tinha uma visão diferenciada e plena da vida e da realidade espiritual e ousou desafiar a ordem política então vigente ao propor um novo tempo de amor, tolerância e caridade.

É preciso reservarmos ao menos uma parte desse dia de Natal que se aproxima para refletirmos sobre Jesus, seu exemplo de vida e as importantes sementes transformacionais por ele plantadas. Ao invés de nos preocuparmos nesse dia apenas com luxo, fartura e ostentação, é o momento de lembrarmos desse admirável sujeito, que através de sua simplicidade e humildade ímpares, soube lançar as sólidas bases dessa profunda revolução interior que todos haveremos de fazer.

Mais do que apenas realizarmos essa reflexão e fazermos esse agradecimento, é preciso que saibamos converter toda a nossa admiração e gratidão em atitudes concretas em nosso dia a dia. O exemplo de Jesus é passível de ser seguido e reproduzido por todos. Por mais que para a maioria de nós essas referências possam parecer distantes, é preciso lembrarmos que elas são tangíveis e podem ser alcançadas desde que, para tanto, exista vontade e esforço de nossa parte.

Em uma data assim tão importante e por todos certamente tão esperada ao longo de todo o ano, é necessário aprendermos a discernir as curvilíneas convenções do fausto e do exagero a que muitos se apegam em suas comemorações, das retilíneas convicções que decorrem de uma reflexão profunda sobre o exemplo de Jesus e de uma tentativa sincera de colocar em prática suas lições.

Desejamos a todos uma Feliz Natal! Que a força da mensagem rediviva do Cristo possa contagiar a todos não só nesse dia, mas doravante sempre e cada vez mais. Que possamos todos compreender a força da fraternidade para que, de mãos dadas,
possamos trabalhar para a construção de um mundo melhor, mais harmônico, justo e equilibrado. Que saibamos carregar em cada dia do ano vindouro esse forte sentimento de alegria e solidariedade que usualmente alcançamos nessa época de celebrações.

Fonte:

Revista “SER Espírita” – Coluna de:

Rodrigo Fontana França – Advogado e Coordenador de Grupos de Estudos Espíritas na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE) e no Centro Espírita Antonio Grimm (CEAG).

Anúncios
Esse post foi publicado em Reflexões. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s